O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Menino Jesus do Espinho



    
     Uma piedosa lenda de Natal conta que ao tecer uma coroa de espinhos o Menino Jesus teve seu dedo indicador machucado por um espinho. Naquele momento Ele previu os sofrimentos que haveria de aceitar para redimir o gênero humano. Na candura de sua inocência infinita Ele pressentiu as dores lancinantes de sua Paixão e Morte na Cruz, contemplou a glória de sua Ressurreição, anteviu a Redenção da humanidade, o triunfo da Igreja e da Cristandade.
     Na iconografia tradicional o Menino Jesus do Espinho aparece sentado num trono, meditando sobre os futuros tormentos da Paixão. Numa tela do célebre pintor espanhol Francisco de Zurbarán (1598-1664)  o Menino Deus contempla o dedo sangrando (reprodução acima). O rosto sereno parece velado pelo presságio do sofrimento vindouro trazido pela ferida. Assim também Ele é representado em tela da escola de Murillo.
     A tela suave e melancólica apresenta o contraste entre a inocência e a doçura da criança e o horror da tortura, tocando os mais nobres sentimentos dos fiéis. É uma meditação apropriada para esse período litúrgico, tempo penitencial que nos prepara para bem receber o Menino Jesus na noite de seu Santo Natal.
     O Natal traz-nos sempre alegria, porque sabemos que ali começou a nossa Redenção. Mas devemos nos lembrar que a felicidade eterna daqueles que seguem os Mandamentos foi comprada pelo Preciosíssimo Sangue de Jesus. 
     Que Maria Santíssima, Mãe do Redentor, nos prepare mais uma vez para receber as bênçãos sempre renovadas do Natal e para enfrentar as batalhas do Ano Novo!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário