O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Há um ano falecia Madre Teresinha do Menino Jesus da Santa Face

     No próximo domingo, dia 28 de novembro, nos lembraremos com saudades de Madre Teresinha do Menino Jesus da Santa Face, do Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Terezinha, Cotia.
     Madre Teresinha nasceu em 25 de março de 1923 e faleceu em 28 de novembro de 2009. Em 1942, ela chegou a Cotia, quando ainda era noviça, e foi madre superiora do Carmelo construído em um terreno doado por seu pai, Dr. Caio Simões.
     "Foram 67 anos no Carmelo de Cotia. Ela era considerada a mãezinha de todos, o porto seguro de todas as famílias", disse, por ocasião do falecimento da Madre, o ex-prefeito Quinzinho.

Na Missa de 7º dia, estiveram presentes os familiares de Madre Teresinha, inclusive sua irmã Florinha, muitos representantes de famílias tradicionais de Cotia, o irmão de Madre Francisca Teresa, Dr. Eduardo de Barros Brotero e o Príncipe Imperial, D. Bertrand de Orleans e Bragança.

Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha, fonte de doação generosa e de fidelidade, oásis de reflexão no coração de Cotia

     Na década de 1940, Madre Verônica de Nossa Senhora das Dores e da Santa Face, mestra de noviças no Convento de Santa Teresa, em São Paulo, recebeu duas postulantes que completavam o número máximo de Irmãs permitido pelas Constituições. Entretanto, eram muitos os pedidos de admissão que não eram atendidos por falta de vagas.
     Assim, foi-se concretizando a idéia da fundação de um Carmelo que recebesse tantas almas generosas, desejosas de doação a Deus na Ordem de Nossa Senhora do Carmo, almas que fiéis ao espírito da Santa Madre Teresa, numa exata observância do seu modo de vida, fossem de utilidade para a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
     Conhecendo o projeto da fundação, Dr. Caio Simões, pai de uma das noviças, prontificou-se a auxiliar na manutenção da comunidade e o Sr. Domingos Assumpção Filho pôs sua casa de campo em Cotia à disposição das Irmãs, adaptando-a, às suas custas, às necessidades de um Carmelo regular. O Revmo. Padre Miguel Pedroso, então vigário de Cotia, acolheu de bom grado a fundação.
     O projeto da fundação foi apresentado ao Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, que o aprovou de bom grado, e encarregou Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, naquela ocasião Cônego Siqueira, do cuidado espiritual da nova fundação.
     Em 13 de fevereiro de 1947 sete as carmelitas partiram do convento de Santa Tereza em São Paulo para Cotia. Quatro eram conventuais do Carmelo de São Paulo, duas de Mogi das Cruzes e uma postulante, sendo fundadora Madre Verônica de Nossa Senhora das Dores e da Santa Face.    
     Com as devidas licenças da Santa Sé, no 30º aniversário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, surgia o Carmelo de seu Imaculado Coração sob a invocação também de Santa Teresinha, padroeira das Missões, que concretizava na fundação o profundo espírito apostólico e missionário da Ordem.
     Por três anos o Carmelo permaneceu na fazenda São João e Graça, propriedade do Sr. Domingos Assumpção Filho. Entrementes Dr. Caio Simões comprou a colina popularmente chamada "Chumbinho" junto à cidade e construiu a primeira ala do Convento. Assim, graças à generosidade de tão caridoso fundador guiado pela bondade infinita de nosso Deus, na festa do Santo Padre João da Cruz, a 24 de novembro de 1949, as Irmãs tiveram a alegria de se trasladar para o Convento definitivo.
     Hoje o Carmelo está completamente construído e a comunidade vive a pobreza da Ordem, mas com o necessário para seu desenvolvimento humano e sobrenatural. É o pólo de atração dos moradores da cidade de Cotia, que ali vão para cumprir o preceito dominical, ouvir conselhos, pedir orações. E “respirar” as graças atraídas pelos anjos visíveis e invisíveis que ali fizeram sua morada!

Um comentário:

  1. Se há uma coisa que me deixou triste foi saber do falecimento da Madre do qual eu era amigo. Há alguns anos atraz costumava visitar o carmelo.

    ResponderExcluir