O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Rússia não devolverá igrejas aos católicos


     O governo russo prometera devolver as igrejas confiscadas pelo regime soviético e a Igreja Católica tem direito de recuperar algumas. Porém, o regime de Putin concebeu uma lei qualificada de “iníqua” pelo arcebispo de Moscou, D. Paolo Pezzi, noticiou AsiaNews. Pela lei, a Igreja da Sagrada Família de Königsberg (hoje Kaliningrado), outrora católica, será entregue à igreja cismática russa.
     O regime dos oficiais da ex-KGB mantém privilegiadas relações com essa denominação cismática inteiramente submissa ao Kremlin e dirigida por (ex-)membros da polícia política soviética.
     Königsberg pertenceu à Alemanha, à Polônia e à Lituânia em épocas diversas e só virou parte da União Soviética depois da II Guerra Mundial. Nessa ocasião quase só havia igrejas católicas e templos luteranos, com exceções cismáticas.
     A igreja cismática reagiu com ira às justas reclamações católicas e ameaçou interromper “a cooperação e as relações entre nossas igrejas e talvez não só na região”. A irada resposta cismática alega mudanças na “composição étnica e religiosa da região” resultantes da política stalinista de erradicação das populações originárias que causou milhões de mortes.
     O comunicado cismático ameaça Mons. Pezzi dizendo: “quem tem telhado de vidro não deve jogar pedras no vizinho”, acrescentando “a região de Kaliningrado é especial geograficamente falando para a Rússia. A sua unicidade deve nos impor a nós representantes de diferentes religiões um modelo de paz e coexistência para a qual a igreja russo-ortodoxa está pronta”.
     O significado dessa frase enrolada foi bem compreendido em Moscou: o Kremlin quer reforçar o domínio nessa região e a igreja cismática serve para este desígnio, os católicos que se cuidem e parem de se queixar ou vem mais retaliações.

Um comentário: