O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Alma de Cristo, santificai-me

     Talvez não haja entre todas as orações compostas por mente de homem, uma que supere o Anima Christi. Em deliciosa intimidade, em confiante e terníssimo respeito, em clareza de sentido e esplêndida riqueza de substância, só conheço, que se lhe iguale, a Salve Regina e o Memorare. Composta por Sto. Inácio de Loyola, transcrevo aqui esta oração:

Alma de Cristo, santificai-me / Corpo de Cristo, salvai-me / Sangue de Cristo, inebriai-me / Paixão de Cristo, confortai-me / Ó bom Jesus, ouvi-me / Dentro de Vossas chagas, escondei-me / Não permitais que me separe de Vós / Do espírito maligno, defendei-me / Na hora da morte chamai-me / E mandai-me ir para Vós / Para que com os Vossos santos Vos louve / Por todos os séculos dos séculos. Amém.

     A contemplação da Paixão de Nosso Senhor é o maior foco da caridade. É na meditação minuciosa do que sofreu o Homem Deus, é na rememoração afetuosa e constante daquele em que do alto da cabeça até a planta dos pés não havia um só lugar que fosse são, é tendo diante dos nossos olhos dia e noite aquele que sob a mão violenta de seus adversários foi desfigurado a ponto de ser um verme e não um homem, o opróbrio dos homens e o escárnio do povo, que nosso coração se dilata para a comiseração ao próximo. Revendo em todo sofrimento um sofrimento do próprio Cristo, em toda a chaga uma chaga de Cristo, remediando todo sofrimento, curando toda chaga, como se debruçássemos nossa alma amorosa sobre tanta dor, como se aplicássemos com nossos próprios dedos à chaga de Cristo o bálsamo confortador, é com este meio que verdadeiramente teremos a virtude da caridade.
     Narra a História que antes de Cristo não havia hospitais, nem instituições de caridade, e foi uma dama católica, Fabíola, que fundou o primeiro hospital. De lá para cá, quantas obras de caridade se tem fundado! De onde nasceram? Das chagas santíssimas de Nosso Senhor Jesus Cristo pregado na Cruz. É na Paixão de Cristo que nasceu o reconforto de tantas criaturas sofredoras.
     Mas não é só. O melhor bálsamo para as dores humanas não é o remédio, é a compaixão. Compaixão é o sofrimento em união com o próximo, só porque o próximo sofre. É o reflexo dos sofrimentos alheios em nossa própria alma. Como fazer brotar do coração humano, tão frio, tão duro, tão egoístico, a flor da compaixão? Pela meditação da Paixão de Cristo. As almas saturadas dessa meditação sabem verdadeiramente condoer-se do próximo. Só elas têm em seus gestos bastante ternura, em sua voz bastante sinceridade, em seu procedimento bastante discrição, para destilar na alma sofredora do próximo o remédio inigualável da compaixão.


(art. do Prof, Plinio Corrêa de Oliveira extraído do Legionário 22/10/1944 - publicado Jornal de Piracicaba 21/3/1985)

Nenhum comentário:

Postar um comentário