O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rosários vs Piercings

"A integridade corporal e a saúde não devem ser sacrificadas a modismos".

     Um grupo de jovens católicos iniciou, em Roma, um trabalho de apostolado que consiste em oferecer a jovens rosários em troca de piercings. É a Associação Papaboys, que fica num bairro próximo ao Vaticano; eles já acumulam mais de mil piercings, de formatos, cores e tamanhos diferentes.
     “Vamos derreter tudo e criar um coração em homenagem a Maria Santíssima”, disse à BBC Brasil, Daniele Venturi, presidente da associação. “Queremos que esses jovens encontrem o caminho da verdade”.
     Esses jovens católicos vão pelas ruas da capital da Itália oferecendo aos jovens o rosário em troca do piercing, dizendo: “Me dá teu piercing em troca de um rosário. Vamos rezar juntos”? E “Para que colocar mais um peso na cabeça? Larga este ferro. Te liberta”.
     A presidente da referida associação afirma que os Papaboys encontraram uma maneira diferente de se aproximarem dos jovens e trazê-los para Deus.
     A associação conta com 10 mil jovens filiados em todas as regiões italianas.
     “É uma brincadeira”, afirma Daniele Venturi. “Achamos que os jovens vivem pressionados por seguir a moda neste mundo em que tudo gira velozmente. Propomos um objeto diferente do piercing: um rosário, que é muito mais profundo, pode libertá-los e aumentar o vigor dos seus corações”.
     Na avaliação dos Papaboys, o piercing é trocado em nome de uma nova amizade. Afinal, todos aqueles que abandonam o “adorno” são convidados para participar da associação. “Nosso Senhor e os apóstolos formavam um grupo de amigos”, diz Venturi. “Os Papaboys também”. Elas começam pedindo o piercing e acabam convidando para participar de um grupo de oração. Os rapazes podem também integrar o time de futebol da associação.
     O estudante Michele Biaggio, de 22 anos, dá o seu testemunho de quando foi abordado. “Achei que era uma brincadeira e tirei o piercing que tinha no lábio dando muitas gargalhadas. Só descobri que era sério quando eles me mostraram o rosário”, relata. “Gosto da iniciativa. Gosto de saber que tem alguém preocupado com os jovens católicos” (Fonte: www.bbcbrasil.com)
     Os médicos dermatologistas chamam a atenção para o perigo de o piercing transmitir doenças graves como as hepatites e até mesmo a AIDS. Isso acontece porque frequentemente os que realizam a introdução do piercing, fazem a tatuagem ou a automutilação do corpo não tomam as necessárias cautelas higiênicas. Verifica-se que em cada cinco, um adolescente é contagiado assim, ao passo que as adolescentes são duas vezes mais afetadas.
     Os piercings costumam ser fixados em partes do corpo muito impróprias: na língua, umbigo, lábios, e até nos órgãos genitais, o que mostra um comportamento exótico e excêntrico. Às vezes são usados vários anéis fixados através do pavilhão da orelha, e que podem acarretar necrose da cartilagem. O jovem católico não precisa disso.
     Do ponto de vista ético, a prática dos piercings e afins só pode ser rejeitada, pois contribui para afetar negativamente o corpo e a saúde dos usuários. A lei de Deus manda preservar a vida. A integridade corporal e a saúde não devem ser sacrificadas a modismos. Aos pais compete incutir nos filhos uma escala de valores que esteja acima de modismos e ondas do momento, que prejudicam o autêntico desenvolvimento físico e moral dos adolescentes” (D. Estevão Bettencourt)

Fonte: Vocacionadosdedeusemaria.blospot.com; www.adf.org.br 


Piercings e Tatuagens
      A questão dos piercings e das tatuagens está incluída no problema mais geral da liceidade dos adornos, ainda que em alguns casos isso se aproxime do problema da mutilação.
     Adornar-se é lícito e pode ser até necessário ou conveniente, isto é universalmente admitido. A Escritura Sagrada diz bem da esposa que se adorna com suas jóias para agradar a seu esposo: "Quasi sponsa adornata monilibus suis" - Como esposa adornada com suas jóias (Is, LXI, 10).
     Portanto, usar adornos sem intenção impura é lícito. É ilícito usar adornos com fins lascivos e sensuais, ou ainda usar adornos que contrariam os costumes tradicionais legítimos de uma sociedade.
     Uma tatuagem, ou um piercing, pode conter um símbolo, uma idéia. E sempre a tatuagem e o piercing simbolizam a rebelião contra os costumes imemoriais da civilização cristã. Nesse sentido, eles são sempre maus e ilícitos. Portanto, usar tatuagens e piercings para consciente e voluntariamente violar os costumes da civilização cristã é pecado. A gravidade do ato, entretanto, depende do conhecimento e da intenção de quem usa tais "adornos".
     Logo atrás da moda dos piercings vem a dos implantes metálicos, que desfiguram atrozmente homens e mulheres. Chifres, saliências, vértebras horripilantes, figuras antinaturais sob a pele, língua cortada pela metade à semelhança das cobras, são alguns dos efeitos monstruosos.
     E é natural que essa vanguarda da contracultura - fruto maduro do paganismo contemporâneo - chegasse ao "strippirig", isto é, descarnar o próprio corpo mediante brasas ou ferro ardente, considerado como um "jogo" por seus praticantes...
     Contudo, até mesmo entre os adeptos dessas modas são poucos os que conhecem o fundo oculto delas, estabelecido numa “igreja” com seus “reverendos”: a Igreja da Modificação do Corpo, sadomasoquista e satanista.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário