O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Quaresma, Notícias Impressionantes, Perplexidade, Paineiras

     Todos nós nos lembramos como ficávamos impressionados quando na nossa infância visitávamos as igrejas na Quaresma. “As imagens recobertas de tecido roxo”, explicavam as mães, “significa o luto pela próxima Paixão de Nosso Senhor”. As flores, sempre presentes nos altares, haviam desaparecido. Qualquer símbolo alegre fora afastado em sinal de penitência e contrição pelos pecados que haviam causado tanto sofrimento a Jesus.
     Durante a Quaresma não se ouvia música carnavalesca nos rádios, nem sequer se mencionava “Escolas de Samba”. Era toda uma atmosfera de seriedade, de introspecção, de uma saudável tristeza, que fazia todo católico de bom espírito pensar nos Novíssimos: Morte, Juízo, Inferno, Paraíso. Era época de por “a casa em ordem”: refletir nos pecados, fazer boa confissão, preparar-se para a Comunhão da Páscoa.
     Auxiliavam na tarefa de se fazer uma boa utilização do tempo da Quaresma os sermões dos padres durante as Santas Missas.
     Mas, as coisas mudaram... Hoje são raras as igrejas que através de símbolos procuram elevar a alma dos fieis para a verdadeira razão de ser da Quaresma, da Semana Santa, da Paixão de Nosso Senhor. Enfatiza-se a Ressurreição de Cristo, mas esquece-se que Ele  sofreu a morte de Cruz por causa de nossos pecados...
     E o pior aconteceu este ano!...
     Mudanças climáticas e aquecimento global. Essas são as duas colunas que sustentam o debate sobre a “vida no planeta”, proposto pela CNBB às comunidades católicas e à sociedade brasileira, por meio da Campanha da Fraternidade, que começou na Quarta-Feira de Cinzas”.
     Jogar lixo no chão é pecado”, declara o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, Secretário Geral da CNBB, em artigo publicado no jornal O Globo, dia 10 de março p.p. Dom Dimas termina o artigo quase “divinizando” a terra: “Nossa mãe Terra, Senhor, geme de dor noite e dia. Será de parto essa dor ou simplesmente agonia? Vai depender só de nós!”.
     E nos vem à cabeça a pergunta: como ficam as almas de incontáveis pessoas que não ouvem uma palavra sequer sobre o estado de pecado em que jazem suas almas? Enquanto as preocupações dos senhores bispos estão postas na mãe Terra, nossa Mãe Santíssima chora diante dos pecados do mundo.

     Certamente notícias como as que seguem também não estão entre as preocupações de muitos eclesiásticos...
1) Estudo indica que religião pode ser extinta em 9 países ricos
     Analisando censos colhidos desde o século 19, o estudo identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirma não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.
     Em muitas democracias seculares modernas, há uma crescente tendência de pessoas que se identificam como não tendo uma religião; na Holanda, o índice foi de 40%, e o mais elevado foi o registrado na República Checa, que chegou a 60%”, afirmou Richard Wiener, da Research Corporation for Science Advancement, do departamento de física da Universidade do Arizona.
   
2) Impressionante descoberta: Empresa de biotecnologia está  utilizando linhas de células de bebês abortados em testes de reforço alimentar
     Pepsico, Kraft Foods, Campbell Soup, Solae e a Nestlé estão entre as empresas em parceria com uma empresa de biotecnologia a qual foi encontrada usando linhas de células fetais abortadas para testar intensificadores de sabor, de acordo com um grupo de vigilância pró-vida.
     A empresa de biotecnologia, Senomyx, internacionalmente conhecida, orgulha-se da inovação e sucesso em “programas de sabor”, projetado para reduzir a MSG, açúcar e sal nos produtos alimentares e em bebidas. (…)
     O grupo de fiscalização pró-vida “Filhos de Deus para a vida”, apelou ao público-alvo da Senomyx – as grandes corporações -  e começou uma campanha de boicote às marcas, a menos que a empresa deixe de utilizar linhas de células de feto abortado, em seu teste de produtos. (…)
     Assim, a Nestlé finalmente manifestou a verdade sobre seu relacionamento com a Senomyx, admitindo que foi “estabelecida uma investigação científica”. (...)

3) Notícia do portal Terra (21/3/2011): “Um homem de 41 anos foi preso, na tarde desta segunda-feira, pela suspeita de ter abusado sexualmente da própria filha de 16 anos, em Maringá, no norte do Paraná”. Casos como esse – que lemos nos jornais todos os dias – vão pondo cada vez mais em evidência que os valores inerentes à família estão em perigo de extinção.

     A propósito da Campanha da Fraternidade deste ano, o Papa Bento XVI enviou mensagem à CNBB, na qual diz, entre outras coisas:
     “... sem uma clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; sem uma defesa da família baseada no matrimônio entre um homem e uma mulher; sem uma verdadeira defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem esquecer, neste contexto, daqueles que perderam tudo, vítimas de desastres naturais, nunca se poderá falar de uma autêntica defesa do meio-ambiente”.
     Obs. A íntegra da Mensagem do Papa pode ser lida em:
* * *

     Por que “paineiras” aparecem no título?, poderá alguém perguntar. Não vamos aqui fazer campanha “salvem as paineiras”, nem dizer que elas estão em extinção. Não, não é este o nosso tema.
     É que todo ano nesta época as paineiras florescem e se mostram magníficas. Em Cotia são dezenas delas que descansam nossos olhares fartos de tantos horrores. Elas generosa e fielmente nos presenteiam com sua presença alegre e se preparam para nos brindar, na explosão de seus frutos lá pela época do inverno, com brancos flocos macios. É a forma tropical de criar “flocos não gelados” que substituem a bela neve do hemisfério norte.
     Na Quaresma, pensamos, elas nos remetem a uma reflexão que toda alma católica deve fazer: a esperança é uma das virtudes teologais. Apesar de tantos percalços, apesar de Nossa Senhora em Fátima e em Akita ter dito que “se os homens não deixarem de pecar, de ofender a Nosso Senhor Jesus Cristo, virão sobre a Terra castigos terríveis”, ela também disse “por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.
     Aqueles que confiam nEla e no seu Divino Filho podem ter certeza da vitória de ambos e de um mundo onde Eles voltarão a reinar triunfalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário