O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


sábado, 10 de dezembro de 2011

O Natal ao redor do mundo - II

Continuamos nosso passeio pelo mundo para ter uma ideia de como os outros povos comemoram o Natal.
México
     As festas começam a 16 de dezembro. Em muitas aldeias escolhem-se nove famílias para reconstituírem a viagem da Virgem Maria e de São José para Belém.
     Uma das famílias vai à igreja buscar as imagens de Maria e José e coloca-as numa padiola. Duas jovens transportam a padiola até uma casa previamente escolhida, pedindo guarida para os viajantes. As imagens são então colocadas num altar enfeitado com flores. Ao longo de oito dias, todas as noites, as imagens são levadas para uma casa diferente, onde se festeja a Piñata, uma festa de crianças.
     No dia 24 de dezembro as imagens são colocadas junto do Menino Jesus, num presépio armado em frente da igreja.
     A Piñata é um cântaro de barro com forma de um animal ou de um personagem conhecido. De olhos vendados, as crianças vão batendo com um pau, até conseguirem partir o cântaro, cheio de guloseimas e de presentes.
     Nas cidades, as decorações de Natal cobrem as fachadas dos edifícios.
  
Noruega
     Desde princípios de dezembro a família prepara os enfeites do pinheiro. Acende-se a primeira vela na Coroa do Advento. As casas são enfeitadas e a coroa suspensa sobre a porta indica que o Natal está quase chegando. Em frente de cada casa são colocados um bode de palha e espigas de trigo. Pendura-se uma estrela em cada janela da casa. No dia 24 de dezembro acendem-se velas no cemitério.
     Na Noruega, as flores fazem parte da decoração das casas. As tulipas e jacintos são postos um pouco por toda a casa para lhe dar um ar festivo. As tulipas são compradas no vaso, para durarem mais tempo. As mães fazem deliciosos bolos em forma de coração.
     Um passeio de trenó é extremamente agradável por ocasião do Natal. As pessoas agasalham-se muito bem e não podem esquecer o archote, pois começa a escurecer logo a seguir ao almoço.
     Depois de jantar, antes de abrirem os presentes, toda a família dança e canta à volta do pinheiro. Esta tradição agrada muito às crianças.
     Toda a família forma duas rodas, uma grande e outra pequena. Enquanto cantam, a primeira roda para a direita e a outra para a esquerda. Quando acaba uma cantiga, muda-se a roda... e recomeça-se com outra canção.
 
Polônia
     Na véspera de Natal, as crianças esperam que surja a primeira estrela no céu. Só então começa o jantar.
     Antes de se pôr a mesa de Natal, espalha-se palha debaixo da toalha, para lembrar que Jesus nasceu numa manjedoura. Põe-se sempre um talher a mais, para o caso de aparecer alguém.
     Antes de jantar, a família reza e reparte entre si uma espécie de hóstia retangular a oplateck,  que representa Maria, José e o Menino Jesus. Cada um formula um desejo e esquece as suas zangas.
 
Portugal
     Como em muitos outros países do mundo, as cidades e aldeias de Portugal apresentam um aspecto festivo muito antes do Natal. Enfeitam-se os edifícios públicos e nas praças de algumas câmaras municipais colocam-se grandes pinheiros iluminados.
     As lojas fazem lindos arranjos. Em alguns locais armam-se presépios com muitos bonecos e animais. As crianças tiram fotografias com o Pai Natal. Na escola, as crianças enfeitam as salas de aula.
 
Provença
     Na Provença, região do Sul de França, as tradições de Natal são muito diferentes das do resto do país. Em algumas igrejas do litoral, no fim da Missa do Galo organiza-se uma procissão de pescadores durante a qual se deposita junto do altar um cesto de peixe, uma maneira de homenagear o Menino Jesus.
     A tradição manda que a ceia de Natal termine com treze sobremesas que simbolizam Cristo e os Doze apóstolos. Estes doces são feitos com todos os frutos e compotas da região.
 
Suíça
     Para as crianças suíças o Natal é antes de tudo a alegria de poder brincar na neve, andar de trenó e esquiar.
     As casas e os pinheiros são enfeitados com muitas luzinhas. Antes dos presentes do Pai Natal as crianças recebem saquinhos que contêm uma laranja, um chocolate e um pão doce.
 
Suécia
     Há muito que fazer antes de chegar o Natal! Aproveitam-se todos os serões e os fins-de-semana para preparar as festas.
     Todos os domingos uma vela é acesa no tronco de Natal. Todos os dias mais um presente é descoberto no calendário. Colocam-se espigas de trigo no jardim, para os passarinhos. Confeccionam-se muitos bolinhos de Natal.
     Mesmo antes do Natal, enfeita-se a casa. As flores devem ser de cor vermelha, mas também podem ser cor-de-rosa, brancas, ou azul claro. O pinheiro é enfeitado com adereços de palha. Junto da árvore de Natal coloca-se um bode de palha.
     Em sueco, os presentes de Natal são chamados joklappar, que significa “pancadas de Natal”. A explicação é que antigamente, quando se ofereciam presentes a alguém, batia-se-lhe à porta com toda a força. Ao abrir-se a porta, atirava-se o presente para dentro e fugia-se para não ser reconhecido.
     Depois do jantar, fica-se à espera do Pai Natal, que anuncia a sua chegada perguntando do lado de fora: “Há aqui pessoas bem comportadas?”.
     Os presentes vêm acompanhados de pequenas quadras, lidas em voz alta. No dia 13 de janeiro a família faz uma última roda à volta da árvore de Natal.
 
Quebec (Canadá)
     Em novembro, muitos centros comerciais constroem um “Reino do Pai Natal”. Ali as crianças se encontram com o Pai Natal. Em Montreal, cidade do Quebec, um importante estabelecimento comercial organiza a grande parada do Pai Natal. Apesar do frio, há sempre milhares de crianças assistindo. O Pai Natal encerra o desfile e levanta vôo no seu trenó diante do olhar maravilhado da criançada.
     No Quebec, o Natal é uma época mágica. A neve cobre tudo com o seu manto branco, as ruas enchem-se de animação e as casas e as lojas apresentam um ar festivo.
     Os habitantes do Quebec enfeitam o exterior das casas com luzinhas, ramos de pinheiro e fitas de cores. Também pinheiros iluminados são colocados nas ruas.
     Os Correios do Canadá recebem milhares de cartas para o Pai Natal. O Pai Natal sempre encontra junto da chaminé leite e bolachas para comer.

A Ceia de Natal
     A Ceia de Natal é a refeição feita no dia 24 de dezembro. De acordo com as tradições, pode comer-se antes ou depois da Missa do galo. Lê com atenção os pratos tradicionais de cada país e avalie qual estaria mais a nosso gosto.

Alemanha

     A Ceia de Natal alemã: salada de arenques, ganso grelhado com couve vermelha e verde, maçãs e ameixas. Os doces: bolos de especiarias, de mel, pão de especiarias e brioches.
Espanha
     A Ceia de Natal espanhola é composta por: sopa de amêndoas, dourada no forno e torrão de Alicante.
Estados Unidos da América
     Peru recheado, torta de abóbora acompanhada por vezes de sorvete de baunilha -parte da Ceia de Natal americana.
França
     Na França, a refeição tradicional inclui ostras, salmão, pasta de fígado, peru recheado e bolos.
Hungria
     Neste país, come-se sopa de peixe, file de peixe com batatas fritas e uma torta chamada beigli.
Inglaterra
     Neste país, o presunto assado, peru recheado com couves de Bruxelas ou ervilhas, batatas assadas, Christmas pudding e torta de frutos secos.
Itália
     A ceia italiana varia muito de uma região para outra. Geralmente inclui enguias, peru com castanhas e bolos (panettone ou zelten).
Suécia
     A Ceia de Natal sueca inclui arenques de escabeche, almôndegas, presunto assado com couve, arroz cozido e bolinhos de especiarias.
Polônia
     Na Polônia são servidos doze pratos, cuja constituição varia de uma família para a outra.
Portugal
     A Ceia de Natal portuguesa típica é composta por: bacalhau cozido com batatas e couves, podendo também incluir peru ou outras carnes assadas. À sobremesa, rabanadas, filhós, coscorões e bolo-rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário