O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Natal ao redor do mundo

    Hoje é dia de São Nicolau. No Brasil poucos se lembram de comemorá-lo, mas na Europa ele é muito venerado, pois foi um dos primeiros símbolos do Natal, adotado inicialmene pela Alemanha.
    São Nicolau, falecido em 324, foi Bispo de Mira, na Ásia Menor, e é dos santos mais populares da Igreja, tanto no Oriente como no Ocidente. Durante a perseguição de Diocleciano foi preso e torturado por ser cristão, mas não chegou a ser martirizado. Era muito caridoso e costumava ajudar os pobres atirando-lhes pela janela ou pela chaminé sacos com moedas às escondidas. Este fato deu origem a sua participação nos festejos natalinos, com a entrega de presentes para as crianças comportadas.
    Em meados do século XIX, sua figura foi-se transformando e no século XX tomou as caracteristicas atuais do Papai Noel.
    É o começo do ciclo do Natal, época de alegria pelo nascimento do Salvador, de esperança pois Ele veio trazer a Luz e a Palavra de vida. Infelizmente, há muitos disvirtuamentos, mas ainda há muitos que neste período do ano fazem bons propósitos, rezam e confiam na Mãe do Menino que vem, e põe nEla a confiança pedindo por dias em que o Natal seja comemorado como deve ser.
    Assim, neste tempo do Advento, Cotia Resiste pensou em levar aos seus leitores um pouco do Natal de outros povos. O faremos em duas parte.
Alemanha
     Como acontece em outros países, as crianças alemãs começam a preparar o Natal no princípio de dezembro.
     Há famílias que fazem calendários extremamente originais, com fitas e pequenos embrulhos decorativos. Em cada domingo do Advento acende-se uma vela da Coroa do Advento. No Dia de Santa Bárbara, põem-se ramos de forsythia nas jarras, que florescem no dia de Natal.
     Nesta quadra, comem-se muitos bolos. As crianças adoram ajudar as mães na cozinha. Na noite de 24 de dezembro, o Menino Jesus ou o Pai Natal trazem os presentes para junto da Árvore de Natal.
     No Dia de S. Nicolau, as crianças deixam os sapatos à porta do quarto de dormir. À hora de jantar, a mãe traz o ganso assado, com couve vermelha e maçãs.
     No Dia de Reis, as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as suas iniciais nas portas das casas.
     No Natal, 88% dos alemães enfeitam suas casas com um pinheirinho. Eles gastam mais de 1,5 bilhão de reais em mais de 28 milhões de árvores tiradas de 38 mil hectares plantados para este fim — informou a Deutsche Welle. Muitas famílias derrubam a própria árvore. A variedade preferida é abeto do Cáucaso. A tradição de enfeitar árvores no Natal provém da Idade Média. A cidadezinha alsaciana de Sélestat é uma das que reivindicam a paternidade da tradição, segundo a qual, numa noite de Natal, o imperador Carlos Magno pernoitou na localidade e mandou ornar uma árvore para comemorar o nascimento do Menino-Deus. A partir de então, Sélestat instala solenemente uma árvore natalina na sua igreja principal.

 
Mercado de Natal, Viena
Áustria                        
     O Natal é a festa mais importante do ano. Na noite de dia 24 de dezembro, os cinemas, os teatros e os restaurantes fecham. Todos participam da festa. No dia 1 de dezembro, cada famílai têm uma Coroa do Advento. Em todas as praças das cidades e das aldeias se ergue um pinheiro. No dia 24 de dezembro, as ruas de algumas cidades são invadidas pelas crianças, geralmente acompanhadas pelas avós, enquanto os pais ficam decorando a árvore que tinham mantido escondida. Durante todo o mês de dezembro, os arredores da Câmara Municipal de Viena, ficam enfeitados. As árvores têm fantásticas decorações  que sobressaem num verdadeiro cenário de conto de fadas.
     Também neste parque mágico é instalado o “Mercado do Menino Jesus”, uma feira de Natal onde as crianças, maravilhadas, se aquecem segurando nas mãos cartuchos de castanhas assadas.
     Futuras vedetes da patinagem andam pelo parque mascaradas de animais e oferecem um espetáculo que as crianças adoram. As crianças também adoram o comboiozinho que as transporta pelo parque. Antes de embarcarem, escrevem a lista de presentes que gostariam de receber.
 
Dinamarca
     Em dezembro, as ruas são iluminadas e enfeitadas com guirlandas e ramos de pinheiro e, desde os primeiros dias, as casa são enfeitadas com ramos de pinheiro, anjinhos e estrelas de palha. As crianças escrevem muitas cartas aos amigos e familiares, e os correios fazem sempre uma edição especial de selos. Um dos mais bonitos foi desenhado pela rainha.
     Costuma-se pendurar no teto uma coroa com 4 velas. Toda a família vai à floresta para cortar o pinheiro. São as crianças que fazem os enfeites para a árvore de Natal.
     O jantar começa às 6 da tarde. No final, serve-se arroz doce, no qual se meteu uma amêndoa com casca. Quem ficar com a amêndoa recebe o porquinho da sorte, feito com marzipã.
     Depois do jantar vão para a sala onde está a árvore e o pai acende as velas que estão no pinheiro. Toda a família faz uma roda em volta da árvore, escolhem canções de Natal e todos cantam.
 
Eslováquia
     A data mais importante do Advento é o dia 6 de dezembro. As crianças engraxam os sapatos e colocam-nos na janela para que o São Nicolau lá deixe presentes.
     Muitas famílias festejam São Nicolau. Os adultos disfarçam-se de São Nicolau, de diabos e de anjos. As crianças cantam e recebem os presentes.
     Durante os «doze dias de guarda», entre o Natal e a Epifania, as pessoas mascaram-se e reúnem-se, mantendo vivas as tradições populares.
 
Espanha
     Nesta época as crianças espanholas são cobertas de mimos. Recebem presentes no dia 25 de dezembro e também no dia 6 de janeiro, dia em que os Reis Magos põem as prendas no sapatinho.
     Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos, durante o qual eles desfilam em carros luxuosamente decorados, seguidos por numerosos cavaleiros. Milhares de crianças e adultos assistem ao desfile. Depois do desfile, os reis Magos misturam-se com as crianças, muito contentes por lhes poderem tocar.
 
Estados Unidos
     O Natal é uma festa muito popular nos Estados Unidos. Neste país cheio de emigrantes, as tradições são as mais diversas. Toda a família ajuda na ornamentação da casa. Penduram-se grandes meias na chaminé, colocam-se cartões de Boas Festas nas paredes e fazem-se guirlandas de pipocas.
     Enfeita-se a árvore de Natal com bengalinhas de açúcar coloridas. A caixa do correio enche-se de postais de Boas Festas enviados pelos amigos da família. O peru, consumido em numerosos países europeus, foi descoberto pelos conquistadores espanhóis que chegaram aos Estados Unidos. As casas são enfeitadas com lâmpadas. No Natal, as crianças cantam pelas ruas e há sempre quem lhes dê uma moeda.
     Nos Estados Unidos, o Pai Natal chama-se Santa Claus. O peru nunca falta no Christmas dinner, o jantar de 25 de dezembro.
 
Finlândia
     Na véspera de Natal, as crianças finlandesas estão sempre muito ocupadas. De manhã vão de trenó cortar o pinheiro e à tarde enfeitam-no. Diz-se que o Pai Natal é originário da Lapônia, uma região situada no Norte da Noruega, da Suécia e da Finlândia.
     O Pai Natal do Grande Norte recebe todos os anos 500.000 cartas. No dia 24 de dezembro, acendem-se velas no cemitério. Só vinte dias depois do Natal é que o pinheiro é retirado das casas.
 
Inglaterra
     Em dezembro enviam-se postais de Boas Festas à família e aos amigos. Os postais ficam expostos nas paredes, só podendo ser retirados no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Todas as casas ficam decoradas de verde e vermelho. São muitas as crianças que escrevem cartas ao Pai Natal.
     Na noite de Natal, as crianças andam pelas ruas cantando canções de Natal. Em troca, as pessoas dão-lhes pequenos presentes ou guloseimas. Em casa, as crianças penduram meias enormes aos pés da cama para receberem presentes.
     Para o Pai Natal e as suas renas, deixam-se bolos e vinho do Porto ao pé da árvore de Natal. Na ceia de Natal, há sempre peru com castanhas e o famoso pudding.
 
Irlanda
     Os festejos começam doze dias antes do Natal. Este período chama-se Little Christmas, o Natalzinho. No dia de Natal põem-se velas no parapeito.
     Antes de ir para a missa, deixam um copo de uísque para o Pai Natal e cenouras para as renas que puxam o trenó. Os presentes são abertos no dia de Natal.
    O almoço de Natal começa às 2 ou 3 da tarde. No dia 26 de dezembro, é o Stephen’s Day. Muitos irlandeses assistem às corridas de cavalos, enquanto outros cantam pelas ruas. Também se fazem apostas nas corridas de cavalos nas cidades.
     No campo, os Wren Boys, vestidos à moda antiga, andam de porta em porta, cantando e tocando para que as pessoas lhes dêem moedas.
 
Islândia
     Tal como noutros países cristãos, o Natal é a festa das crianças, e só termina a 6 de janeiro, Dia de Reis, durante o qual as pessoas cantam e dançam à volta de grandes fogueiras. Em islandês, Natal diz-se Jol. Os Jolasveinar são os duendes de Natal.
     Desde o princípio do mês de dezembro, as crianças colocam sapatos no parapeito da janela. Se se portarem bem, o Pai Natal deixa-lhes presentes. Caso contrário, o presente será apenas uma batata.
 
Itália
     As tradições variam consoante as regiões. Assim, as crianças italianas recebem os presentes em dias diferentes. No Norte de Itália é o Pai Natal, Babbo Natale, ou o Menino Jesus, Gesú Bambino, que trazem os presentes no dia 25 de dezembro.
     Em Roma, a capital, a Befana, uma bruxa muito velha, mas simpática, voa, montada numa vassoura e deixa cair os presentes pelas chaminés.
Em tempo:
Para saber mais sobre o Christkindldorf Postamt, o “Correio do Menino Jesus” da Áustria, click no site abaixo
Para saber mais sobre a célebre canção natalina “Noite Feliz” (Stille Nacht) click no site abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário