O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mãe do Bom Conselho de Genazzano - 26 de abril

 
O nome Maria 
     A Bem-aventurada Virgem Maria é cheia de graça, e aos anjos supera em plenitude de graça. Convenientemente se chama “Maria”, que significa em si mesma iluminada. É-lhe por isso mesmo atribuída a seguinte passagem de Isaías (58,11): “O Senhor encherá tua alma de esplendores”.
     Outra interpretação desse nome é iluminadora dos outros; no caso, iluminadora do mundo inteiro. Por isso é comparada ao sol e à lua.
     (…) O Anjo reverenciou a Bem-aventurada Virgem, como mãe do Soberano Senhor e, por isso mesmo é Senhora. Donde lhe convir este nome “Maria”, que na língua siríaca significa “senhora”.
     A Bem-aventurada Virgem supera os anjos por sua pureza. Porque não só era em si mesma pura, mas também alcançava a pureza para os outros. Puríssima foi, também, quanto à culpa, porque não incorreu em pecado mortal ou venial; e o foi também quanto à pena.
     (…) A Bem-aventurada Virgem foi imune de toda maldição, e por isso é a “bendita entre as mulheres”. Porque somente Ela cancelou a maldição, trouxe-nos a bênção e abriu a porta do Paraíso.
     Eis porque lhe convém o nome de “Maria”, que se interpreta “Estrela do mar”, porque assim como pela estrela do mar os navegantes são guiados ao porto, do mesmo modo os católicos são dirigidos por Maria à glória.
     Quase sempre o pecador está procurando por algo que não consegue alcançar, mas o justo o alcança, conforme se lê nos Provérbios: “guarda-se para o justo a riqueza do pecador” (Pr 13,22).
     Foi assim que Eva procurou o fruto e nele nada encontrou do que desejava. Mas, em seu fruto, a Bem-aventurada Virgem Maria encontrou tudo o que Eva desejava.

Fonte: São Tomás de Aquino, In Salutationem Angelicam Expositio – (Comentário à Ave-Maria)
 
Para conhecer a história de Nossa Senhora do Bom Conselho, entre no seguinte link: 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário