O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Igreja Matriz de Cotia fez 300 anos em 8 setembro p.p.

    
     Após uma ampla reforma, a Igreja Matriz de Cotia, dedicada a Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade, comemorou seus 300 anos de existência no dia 8 de setembro p.p.

     Sua história se confunde com a história da cidade uma vez que Cotia se desenvolveu ao redor da igreja. A primeira capela foi instalada na região da atual Estrada Fernando Nobre em 1684, e em 1713 foi transferida para o local onde está hoje, no centro da cidade.
     Nossa Senhora de Monte Serrat é originária da Espanha, seu nome faz alusão ao local onde está situado o primeiro santuário dedicado à Santa. De acordo com a história da padroeira, a imagem foi levada à Barcelona nos primeiros tempos do cristianismo e ali venerada pela população, porém, no tempo em que havia invasões nas cidades, os fiéis esconderam a imagem para que não fosse destruída pelos sarracenos (denominação dada pelos cristãos da época medieval aos muçulmanos).
     Quase dois séculos depois, a imagem foi encontrada e tentaram levá-la em romaria à cidade de Manresa na Espanha, mas não foi possível, pois em certo ponto as pessoas não conseguiam mais transportá-la, como se fosse sua vontade continuar no local, então a imagem ficou em uma capela da aldeia, onde a Virgem de Monte Serrat começou a realizar curas.
     A fama do santuário correu por toda a Espanha. Os frades de São Bento tornaram-se guardiões do culto e trouxeram a devoção ao Brasil.
 
Nossa Senhora de Monte Serrat em Cotia
     A primeira capela da cidade foi construída em 1684; localizava-se onde é atualmente a Estrada Fernando Nobre e lá havia a imagem da padroeira. Como a capela não era cuidada, o bispo do Rio de Janeiro, D. Alencar, ordenou que a derrubassem, e que seus pertences fossem levados para a então Vila de Itu (hoje cidade).
     Anos mais tarde o coronel Estevão Lopes de Camargo doou terras que possuía onde atualmente é o centro de Cotia e construiu uma capela. A capela foi inaugurada em 8 de setembro de 1713, com a entrada solene da padroeira no altar mor, retornando, portanto, para a cidade de Cotia.
     Para o Sr. Dirceu Benedito Alves, administrador da paróquia e morador antigo de Cotia, a história da cidade se confunde com a história da Igreja Matriz, pois Cotia iniciou seu desenvolvimento ao redor da igreja.
     Nos documentos da Paróquia consta parte retirada do livro de Tombo de Cotia de 1713 em que o padre Matheus de Laya Leão, primeiro pároco da cidade, diz que o local em que está situada a igreja é um lugar de “parte deserta”.
     A devoção à padroeira está presente também no brasão do município em que há o desenho de uma coroa de ouro com pedrarias em alusão a Nossa Senhora de Monte Serrat.
     Hoje a Igreja Matriz está situada no centro da cidade e encanta por ser uma igreja tão antiga; cada imagem e cada detalhe do prédio escondem uma história. Alves nos conta que de vez em quando a igreja recebe visitas de escolas da região, que levam seus alunos a conhecer o templo e assim saber um pouco mais da história de Cotia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário