O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Esgrima na região de Cotia

     Chamou nossa atenção a notícia de que a arte da esgrima havia chegado à nossa região (cf. Jornal d’Aqui), onde ela pode ser aprendida e praticada por aqueles que se interessam por esta arte milenar.
     A esgrima (do provençal escrima, originado do vocábulo germânico skirmjan, que significa "proteger") era uma maneira de combater da Antiguidade, que somente muitos séculos depois evoluiu para um desporto.
     Pinturas egípcias e gregas mostram guerreiros empunhando espadas. No Oriente, mais precisamente no Japão, num templo construído em 1170 a.C., pinturas apresentavam guerreiros empunhando armas pontiagudas. Nas Sagradas Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento, há referências à espada.
     Entretanto, somente com as escolas de gladiadores de Roma, que formavam especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público, é que foram surgindo as regras e as técnicas para aplicar e defender-se dos golpes.
     Na Idade Média, a esgrima se diversificou devido aos vários formatos de espadas e sabres existentes. Naquele período surgiram várias escolas, dentre as quais as mais famosas são a italiana e a alemã.
     Hoje em dia a esgrima é praticada como esporte e é uma modalidade olímpica.
     Mas, a notícia, promissora em si, pois revela que uma arte de elevada distinção encontre adeptos nos dias de tanta vulgaridade, não apenas causou uma agradável surpresa...
     A existência de apetência por este tipo de esporte fez-nos recordar imagens que nos ficaram na memória. “Os três mosqueteiros”, “Pimpinela Escarlate”, etc., filmes que continham cenas de combate à espada em que vibrávamos com a elegância dos contendores, com sua agilidade e destreza. Eram combates em que a beleza dos movimentos e a estratégia do esgrimista eram fundamentais.
     E se a da arte da esgrima eleva o ser humano, o que dizer da polêmica, a luta do espírito?
     O dicionário nos diz que polêmica é uma discussão sobre uma questão que suscita muitas divergências; é um debate de idéias. E o polemista é a pessoa que trava polêmica, discute sobre determinado assunto.
     Há uma beleza em discutir sobre uma questão que suscita muitas divergências. Principalmente quando o polemista defende as Verdades Eternas. No plano das idéias, como no das armas, a contra-ofensiva da ortodoxia católica foi vigorosamente conduzida.
     São Roberto Belarmino foi o grande polemista e Doutor da Igreja Católica do século XVI. Um Santo que estarreceu os protestantes pelo vigor polêmico com que lhes rebateu todos os erros. O grande jesuíta foi o mais terrível adversário dos hereges de sua época. Polemista convicto, escritor fecundo, sua obras apologéticas obtinham inúmeras conversões.
     No Brasil, no século XIX, num campo diferente, mas importante, as polêmicas entre Joaquim Nabuco e José de Alencar mereceram o titulo de “esgrima de dois grandes polemistas”.
     No século XX, quando a polêmica e os polemistas praticamente haviam desaparecido, surgiu um “apóstolo insigne, um polemista fogoso e intrépido”, o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira. Na obra publicada em 1959, Revolução e Contra-Revolução, ele analisa a História dos últimos séculos e a situação atual, defende que um processo corroeu a Cristandade e procura destruí-la para instaurar um regime totalmente oposto às Leis de Deus.
     A beleza e a elegância dos movimentos da esgrima são encontradas nas idéias do polemista que defende suas convicções com argumentos elevados e baseados na Doutrina da Santa Igreja.
     Um dia, quem sabe, teremos a alegria de ver surgir também na nossa região polemistas que saibam polemizar com toda a destreza e elevação da esgrima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário