O vento da modernidade também soprou sobre Cotia provocando muitas
transformações... Mas... O que está aparecendo é o despertar de uma juventude que caminha em direção oposta ao legado da velha sociedade que chega ao seu fim. Quer dizer, [já se foi a época] dos adeptos de maio de 1968 [revolução studantil anárquica], e de sua ideologia relativista do "politicamente correto". De agora em diante, essa juventude quer escrever uma
nova História.


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Natal ontem e hoje

Presépio, uma tradição secular 

     Era noite de Natal na pequenina cidade italiana de Greccio, no ano de 1223. O Céu parecia tocar a terra, não apenas pela graça própria do Natal, mas porque em Greccio encontrava-se um homem de Deus que mais parecia um serafim: São Francisco de Assis.
     Na Missa de Natal, São Francisco reconstituiu a cena da adoração prestada ao Menino Jesus na manjedoura de Belém. O Deus-Menino, Nossa Senhora, São José, os pastores e os Anjos a cantarem a glória de Deus nas alturas.
     A ideia, tão bem encenada pelo Santo em Greccio, espalhou-se rapidamente por toda a Cristandade e tornou-se uma tradição de mais de 780 anos que vem se repetindo nas festas natalinas em milhões de igrejas e lares católicos do mundo inteiro.
     Levado por artistas italianos, o presépio chegou a Portugal por volta de 1391, e foi introduzido no Brasil pelos primeiros jesuítas que para cá vieram com os colonizadores.
     Ainda hoje os presépios são montados em igrejas, em residências e praças públicas de inúmeras cidades, tomando características próprias, de acordo com as tradições culturais das diversas regiões do país.
     Essas tradições, tão próprias a exprimir a religiosidade da alma brasileira, vão sofrendo, entretanto, graves desvirtuamentos em nossos dias. O Natal, e tudo que com ele se relaciona, perdeu seu caráter essencialmente religioso para dar lugar a manifestações de espírito meramente comercial, pagão e até blasfemo.
     É o que se observa, por exemplo, nos cartões de Natal. Em sua maioria, eles representam de tudo, menos o sublime acontecimento de Belém.
     Outro exemplo, este vindo do exterior, é o conteúdo da notícia abaixo.
     Se o leitor ou leitora quiser oferecer à Sagrada Família uma reparação própria a nossa época, não deixe de rezar diante do presépio implorando as graças que, infelizmente, o mundo atual afugenta em larga medida dos lares e até das igrejas.
 
Bruxelas proíbe Árvore de Natal ‘ofensiva’ aos muçulmanos 
     Na quarta-feira passada, as autoridades governamentais de Bruxelas, Bélgica, proibiram a exposição de uma Árvore de Natal popular, por preocupação de que a população muçulmana local a considerasse “ofensiva”. Uma “árvore de inverno eletrônica” tomará o lugar da Árvore de Natal tradicional e do Presépio no centro da cidade do Grand Place.

     A escultura eletrônica ficará a 25 metros de altura e consiste em um conjunto de telas de televisão, relata o Brussels Expat. “Durante o dia será possível escalar o topo da árvore, onde você poderá desfrutar de uma visão panorâmica da cidade”, explica o sítio na Internet. “Assim que escurecer, a árvore se transforma em um espetáculo de luz e som. A cada dez minutos um show surpreendente será exibido”.
     A vereadora Bianca Debaets acredita que um “argumento equivocado” sobre sensibilidades religiosas motivou Bruxelas a erigir a escultura luminosa. Para expressar o seu ponto de vista, ela menciona o fato de que a exibição da árvore não seja de maneira alguma relacionada ao “Natal”.
     “Suspeito que a referência à religião cristã tenha sido o fator decisivo para a substituição da árvore”, disse aos jornalistas. “Para muitas pessoas que não são cristãs, a árvore lhes é ofensiva”.
     Muitas cidades na Bélgica têm populações muçulmanas crescentes. Um estudo de 2008 revelou que os muçulmanos constituem 25,5 % da população de Bruxelas, 3,9 % de Flandres, e 4% de Valônia.
     Dois muçulmanos eleitos para a Câmara de Vereadores de Bruxelas no mês passado prometeram transformar a Bélgica em um estado muçulmano com base na lei da Xaria.
 
Fonte: The Right Perspective | Tradução de Teresa Maria Freixinho – Fratres in Unum.com 
Esta notícia é preocupante, pois a cada dia estão tentando minar a ação da Igreja no mundo. E, desta forma, milhares poderão ir para o inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário